quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O comércio de escravos e a diáspora africana




Estes dois trabalhos são ilustrações para a capa de um livro em que estou trabalhando. O livro conta a história do comércio de escravos na África e no Brasil. No texto do livro o autor, Joel Rufino dos Santos, "recria, com base em fatos reais, a viagem de um navio negreiro para discutir o impacto do colonialismo sobre as sociedades africanas a partir de diferentes pontos de vista — demográfico, econômico e político". O projeto gráfico de Fernanda Barreto.

Estas duas idéias de capa foram descartadas, mas ainda não me desapeguei das coitadas. Uma das ilustrações remete ao sofrimeto nos negros no trajeto de navio da África para o Brasil. Os corpos contorcidos deveriam parecer um mar tempestuoso. O autor não gostou. Ele não queria chamar a atenção pra o sofrimento do negro, pois sobre isso todo mundo já sabe. Ao invés disso, na outra ilustração, procurou-se destacar alguns aspectos presentes no conteúdo do livro.
1-Os negros e a cultura dos povos africanos foram preponderantes para a construção da civilização brasileira. O Brasil é um pais majoritariamente negro e mestiço.
2-Na época, o comércio de escravos era visto como um comércio como outro qualquer, uma forma de ganhar a vida. Não havia nenhum questionamento ético por ser mercador de escravos, ou vender um dos filhos como escravo para alimentar os outros filhos, ou vender a mulher adúltera como escrava. Isso era muito comum.
3-A África era um lugar de grandes civilizações e com um cultura muito rica e diversificada.

Em breve, postarei a capa publicada e algumas ilustrações do livro em questão.

Um comentário:

Passos Urbanos disse...

Olá Rafael
Te encontrei por acaso e adorei!
Muito bacana e informativo o seu blog.
Amei suas ilustras.
Parabéns pelo seu trabalho!