domingo, 12 de setembro de 2010

Estudando Sargent

John Singer Sargent é um dos meus artistas favoritos, viveu de 1856 a 1925 e estudou arte em Paris. Era filho de americanos, mas nasceu em Florença, Itália. Seu trabalho revelava influências do impressionismo e do grande mestre espanhol Velásquez. Suas aquarelas da cidade de Veneza são extraordinárias e, na minha opinião, foi um dos maiores retratistas de sua época.

Esta minha aquarela é um estudo onde usei como referência o quadro de Sargent intitulado Cravo, Lírio, Lírio, Rosa (1885/86) 2,99 x 1,53 m - Tate Gallery, Londres. Este quadro foi pintado nos outonos de 1885 e 1886 em Farnham House e Russel House, casas de Frank Millet em Broadway, Inglaterra. As duas meninas (só desenhei uma), Dorothy e polly, eram filhas do artista Frederick Barnard. Quando as flores do jardim murchavam, Sargent transportava canteiros de rosas e pedia que plantassem novos lírios. A obra foi feita inteiramente ao ar livre e, como o crepúsculo era de pouca duração, o cavalete, a tela e os modelos tinham que ficar a postos à espera daquela luz especial.

2 comentários:

CárcamO disse...

Uma bela tradução de óleo para aquarela do Sargent/Freud)
Para você,que tem um bom dominio de desenho e está atento em definir uma paleta de cores,só abre caminho para prever estes resultados que achei excelentes. Parabéns Rafael!
abs

Rafa Fonseca disse...

Muito obrigado mestre.
Elogio do mestre Cárcamo no blog hein, foi mal ai rapaziada! rs