terça-feira, 3 de julho de 2012

Ilustração de capa do livro "Redes Sociotécnicas na Amazônia: tradução de saberes no campo da biodiversidade"

Mais uma capa de livro saindo do forno. O autor é o meu amigo Diego Soares, antropólogo e professor de mão cheia. A editora é a Multifoco.
O lançamento do livro "Redes Sociotécnicas na Amazônia: tradução de saberes no campo da biodiversidade", será realizado na sessão de lançamentos de livros da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, entre os dias 03 e 04 de julho, na PUC(1º andar do Prédio Novo), em São Paulo.


Eu recomendo a leitura para quem gosta do assunto. Ai vai um breve resumo:

Este livro resulta do projeto de colocar em relação duas áreas do conhecimento antropológico: os estudos da ciência e a etnologia de povos amazônicos. Trata-se de um estudo de antropologia simétrica voltado para a descrição etnográfica de redes sociotécnicas formadas em torno de iniciativas de ‘desenvolvimento sustentável’ envolvendo, de um lado, comunidades indígenas e tradicionais e, do outro, pesquisadores das áreas de ecologia, agronomia e farmacologia. Tendo como referência os insights teóricos e metodológicos da teoria atorrede, busca-se analisar a relação entre saberes no campo da biodiversidade a partir de uma abordagem ontológica das práticas de  conhecimento agenciadas por cientistas, índios e ribeirinhos na concepção dos ‘objetos’ que circulam nas redes. Esse tema é analisado dentro do contexto histórico marcado pela regulamentação do acesso ao  “patrimônio genético” e aos “conhecimentos tradicionais associados”. Durante esse percurso, vamos refletir sobre uma série de temas correlatos, como os direitos intelectuais, as formas de repartição de benefícios, os processos de anuência prévia, os encontros e desencontros entre o naturalismo ocidental e o perspectivismo ameríndio, a emergência da categoria de pesquisadores indígenas, a tentativa de formação de uma farmacopeia ribeirinha e o estabelecimento de uma feira e de uma associação de agricultores indígenas.

Nenhum comentário: