quarta-feira, 30 de julho de 2014

"O verdadeiro retrato da cidade está nas frestas do chão e nos menores pedaços da arquitetura" (Will Eisner)


Prezados,
posto aqui alguns croquis etnográficos que fiz no morro da Conceição e no morro da Providência, na área portuária do Rio de Janeiro. Estes desenhos fazem parte da minha pesquisa de doutorado. A ideia é deixar-se contaminar por tudo o que acontece ao redor, ao longo do tempo em que se permanece desenhando no lugar. A brincadeira nesses desenhos foi observar não só com a visão, mas também tentar registrar os cheiros, as falas, os personagens, as arquiteturas, os acontecimentos inusitados, o cotidiano, os sons, etc.











A ideia é representar, reconhecendo ao mesmo tempo, as características que constroem um lugar, a relação das pessoas com os lugares, as formas de apropriação desses lugares. O desenho é visto como um processo criativo, uma forma de se entender alguma coisa, e não como fim em si mesmo. Para tanto, venho elaborando (junto com alunos da FAU UFRJ) narrativas gráficas (ou Histórias em Quadrinhos) construídas a partir de derivas psicogeográficas feitas com personagens "reais", habitantes da cidade, e do acúmulo diário de desenhos feitos nesses mesmos locais. Autores como Will Eisner, Joe Sacco, Robert Crumb, Art Spiegelman, François Schuiten e Benoit Peeters, Chris Ware, entre outros, foram grandes referências para a pesquisa.


4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafa Fonseca disse...

O Maiane Medeiros, obrigado. Você é muito gentil. Boa sorte com seu plano de entrar na FAU. ;)

rosidourado disse...

Olá Rafael, achei seu trabalho muito interessante. Sou professora de Artes e pretendo levar meus alunos do segundo segmento do Colégio Pedro II ao Centro, incluindo visita ao Morro da Conceição. Gostaria de ter o seu contato e de saber se seria possível vc apresentar um pouco do seu trabalho lá no CPII. Aguardo sua resposta.

Rafa Fonseca disse...

Oi Rosi, seria um prazer. Mande seu email que eu entro em contato. Grande abraço.